quinta-feira, 9 de maio de 2013

Arquitetura do Renascimento



Construções Renascentistas


A utilização de três tipos de ordem de colunas gregas (a dórica, a jônica e a coríntia) substitua os pilares medievais. Seu uso também tinha uma simbologia importante pois representava o homem, sendo a base o pé, a coluna o corpo e o capitel a cabeça.
Assim se reafirmava a importância do homem sobre as coisas, após um grande período histórico onde o homem havia sido renegado ao segundo plano.
Tanto as igrejas como as construções não religiosas eram baseadas no quadrado, sendo considerado a proporção perfeita para uma construção.
Assim sendo, vistos pelo lado de fora pareciam com um grande cubo de acabamento mais rústico, sendo que os grandes destaques arquitetônicos estavas reservados ao lado interior e às proporções das formas.
Em cada andar poderiam ser observadas variações nas disposições de colunas, sendo que normalmente eram utilizadas na seguinte distribuição: no térreo as toscanas, no primeiro andar as jônicas e no segundo as coríntias. Sendo os andares divididos por molduras que normalmente são finalizadas por arcos ou triângulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário