sexta-feira, 24 de maio de 2013

Renascimento Artístico



Nesse período de grandes descobertas, que floresceu na Itália e logo após difundiu-se por toda a Europa, aconteceu um grande desenvolvimento intelectual onde, o homem criou uma nova mentalidade crítica e reformada, diferente daquela medieval voltada para o espiritual e o místico. Os intelectuais passaram então a questionar a autoridade da Igreja e atribuíram maior importância ao ser humano e à razão fazendo com que fosse valorizado os tesouros artísticos e literários da Antiguidade grego-romana. Os artistas entusiasmados com a nova visão do mundo criaram obras magníficas enfatizando a beleza física do homem e da mulher.
A precisão do desenho, a nova técnica de esfumaçar(sombreado de tons claros e escuros) e a presença da perspectiva são características da pintura renascentista que proporcionou um maior realismo nas pinturas.
 Devido ao humanismo e ao ideal de liberdade que surgiu na época, o artista teve a oportunidade de expressar suas idéias e sentimentos sem estar submetidos à Igreja ou a outro tipo de poder, alias eles eram favorecidos, pois tinham totais incentivos por parte dos mecenas, eles que viram nas artes uma forma de prestígio sempre com o intuito de exibir seu poder. E, além disso, os artistas eram bem pagos para produzir suas obras, que eram compradas por pessoas em particular ou pela Igreja.
 O artista renascentista enxerga o homem como se estivesse relacionado, em todos os termos, com a vida econômica, social, política, cultural e religiosa. Esse ponto de vista dos artistas permitiu que se criasse uma arte preocupada com os mais variados aspectos da vida humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário